Anos 90


  
  O que mora nas minhas lembranças tiveram sua época não tem muito tempo, mesmo que este tempo tenha ficado no século passado. E não têm muito tempo mesmo, digo isso pelos cheiros, barulhos e imagens ainda tão frescos, quase que palpáveis, mesmo que na minha memória.
  A verdade é que nasci na década de 80, mas minha infância existiu nos anos 90. E como foi divertido construir uma infância nos tempos em que a internet, os tablets e celulares ainda nem existiam. As dúvidas e trabalhos da escola eram tirados das enciclopédias e junto com os colegas, e o conteúdo das provas dos cadernos montados dia após dia nas salas de aula. A hora do recreio era sempre muito esperada, pois era nela que brincávamos com nossos ioio´s da coca cola, com nossos Tazos que vinham nas embalagens de chips, ou jogávamos tapão com figurinhas de futebol que comprávamos nas bancas. Já de volta à sala de aula, era sempre um desafio esconder o Tamagotchi dos professores, principalmente quando era hora de alimentá-los. Andávamos super orgulhosos com nossos fichários e cadernos de personagens da Disney, vestíamos jaquetas jeans do Hard Rock Cafe ou da Planet Hollywood e usávamos nossas mochilas coloridas da Company, que cederam espaço, após alguns anos, para as mochilas da Kipling. Cada macaquinho pendurado no chaveiro da mochila tinha um nome. Os estojos eram também de personagens e eram cheios de compartimentos. Neles cabiam borrachas, lápis, réguas, colas e tesouras. 
   Mas a farra era mesmo completa nos finais de semana, quando íamos à locadora apressadamente para encontrarmos as fitas com os filmes que tanto queríamos assistir. Caso não encontrássemos, não havia problema. Substituíamos muito bem pelas brincadeiras com Barbies, Playmobils, Comandos em ação, Bolinhas de Gude, Geleca, Mola, Bat Bag e o que mais aparecesse pela frente. Quando enjoávamos de tudo isso, podíamos ouvir músicas no rádio e gravar fitas para ouvirmos nos nossos Walkman´s, ou então assistirmos à televisão. Sempre tinha alguma coisa legal nos canais da TV, como Pica Pau, Tom e Jerry, He-Man, a Turma do Pernalonga, Ursinhos Carinhosos, Smurfs, O Fantástico Mundo de Bobby, Power Rangers, Carrossel, Chiquititas e Sábado Animado. Era bom também jogar jogos, como Cara Maluca e Pega Varetas, e também vídeo-games, seja Super Nintendo ou Master System, com seus jogos inesquecíveis, como Alex Kid, Super Mario, Sonic e tantos outros mais. Adorávamos também o Programa da Xuxa e a TV Colosso.
   E como esquecer das brincadeiras na rua com a meninada do bairro? Era queimada, pique-esconde, soltar papagaio, pega-pega, futebol com chinelos formando o gol e tantas outras brincadeiras que faziam o dia passar sem que nos déssemos conta. E quantas vezes voltávamos para casa com os joelhos ralados, a testa suada e a roupa suja, mas felizes da vida, doidos para que o dia seguinte chegasse logo, e com ele começasse tudo de novo. Já na hora de dormir, as revistinhas da Turma da Mônica nos faziam companhia até o sono chegar.
   Houve o dia em que a internet chegou. E aí ela trouxe o ICQ e a hora exata de nos conectarmos. Chegava segunda-feira novamente, mas nunca dava meia-noite de sexta-feira para a tão esperada hora da conexão. E aí era aquela sinfonia de sons sinalizando que a conexão estava sendo feita, e o barulhinho inconfundível quando ficávamos online: "Olá, você está online". E aí bastava verificar quem estava disponível para conversar e sentir o coração disparando toda vez que fazia o barulho do "toc toc toc" quando entrava alguém no ICQ. Tem gente que fez uma conta de e-mail nessa época, e que a utiliza até hoje. No sábado só era possível conectar-se à internet após o meio-dia, e mesmo assim tinha que desconectar caso alguém quisesse usar o telefone. Era um novo mundo que se abria para os jovens àquela época, uma emoção a cada conexão, uma infinidade de possibilidades. Hoje já está mais do que escancarado, e os jovens atuais nunca entenderão o que era ter um computador para a casa inteira, e como era não se ter a internet em mãos o tempo todo.
   Quando vejo tudo o que existe hoje em dia para os jovens atuais, parece que minha infância e adolescência foi há muito tempo mesmo. Tanta coisa mudou, como tudo foi facilitado, ampliado, banalizado. Penso que as pessoas da minha geração ainda pegaram aquele resquício das brincadeiras de rua, do hábito de ir para a casa do colega fazer trabalhos e estudar para provas, de assistir a desenhos animados na TV. Mas taí: são coisas que nunca me cansarei de contar como eram. Foram dessa forma, sendo tão distantes com relação a como é hoje, mas tão próximas e vivas toda vez que encontro um resquício de infância feliz pelos armários e caixas da casa, e também toda vez que fecho os olhos para lembrar de uma infância realmente bem vivida.

Revistas da Turma da Mônica. Fonte: www.planosfemininos.wordpress.com


   
Alguns jogos dos anos 90. Fonte: www.lookbebe.com.br


Fichário do Mickey

Aquaplay do Mickey. Fonte: www.saladadebatom.com.br


CD do É O TCHAN. Foi febre entre as jovens.

Prendedor de cabelo da moda entre as meninas.


Estojo que toda menina tinha. Tinham também as versões para os meninos.


Os Ioio´s da Coca Cola.


Brinquedos da época. Fonte: www.clubededuas.com


Super Nintendo


Master System



Alguns brinquedos da época.


Bonecos do Comandos em ação


Desenhos animados da época.


He-Man


Barbie


Playmobil









CONVERSATION

1 comentários:

Back
to top