Para sempre meu Neném


  Já comecei a escrever vários textos sobre ele, mas acabei apagando todos. A verdade é que tudo que eu escrevo para tentar expor o que ele significou para mim acabo achando que é insuficiente, que não condiz com a realidade, sendo ela tão infinita em todos os sentidos. 
  Acontece que o tempo em que ele esteve na minha vida foi tão intenso que é impossível descrever. Ele, tão pequeno, um Hamster esperto, cheio de personalidades, o "rei da casa", que me mostrou como o amor pode nascer e florescer de qualquer lugar, de qualquer um, de qualquer ser.
  Ele chegou de repente, nasceu e viveu no mesmo corredor, ganhou uma gaiola grande, ganhou brinquedinhos, ganhou inúmeros passeios que começaram na área e foram se expandindo para a casa inteira... ganhou a minha total atenção. O meu amor já nasceu com ele, mas cresceu a cada dia, para minha surpresa.
  Chamei ele de Neném, seja pelo seu eterno comportamento infantil de fazer drama para passear, seja pelo fato de eu ter aceitado, sem perceber, criá-lo e amá-lo sem quê nem porquê. E assim seguimos dia após dia, eu fazendo todas as suas vontades, e ele me fazendo companhia ao final de cada dia, quando eu, já tarde da noite, trocava um tempo precioso de sono por supervisão de seus passeios noturnos. E assim um dia inteiro de cansaço ia embora junto com descobertas e andanças pela casa, e com suas gracinhas enquanto eu colocava sua comidinha.
  Com ele eu aprendi muita coisa. Aprendi que Hamsters pedem, sim, para passear, que não importa que você dê comida a eles todos os dias, eles sempre vão guardar um monte nas bochechas como precaução. Aprendi que eles amam lugares apertadinhos e escurinhos, e que eles adoram comer frutas e queijos. Mas meu Neném me ensinou mais. Me ensinou ainda que eles aprendem a confiar em quem cuida deles, e que não é todo mundo que pode mexer nos ninhos que eles arrumam. E um dos maiores ensinamentos foi que a vidinha curta deles deixa um rombo enorme em nossos corações e em nossas vidas quando eles se vão.
  Eu me considero muito sortuda por ter tido meu Neném, por ele ter nascido aqui em casa e por eu ter sido uma segunda mãe para ele. Nunca vou me esquecer da sensação de vê-lo crescer, da alegria de receber uma foto sua no celular quando eu estava viajando, e da sensação maravilhosa de vê-lo me procurando como refúgio quando se sentia assustado ou quando tinha medo. Me fez muito bem levantar da cama de madrugada inúmeras vezes para cobrir sua gaiola com um pano quando começava a ventar forte e, nos dias de calor, dar um pedaço bem pequeno de Melão geladinho e vê-lo se refrescar. Partia meu coração sair de casa e deixá-lo sozinho, mesmo sabendo que ele dormiria o dia inteiro, e foi enorme minha alegria quando levei ele comigo, no banco da frente do carro ou no colo para um fim de semana na casa do noivo ou no sítio.
  O Neném, ou "Bimbuínho", como era chamado, viveu por 2 anos e 6 meses, e nesse tempo me fez companhia, me distraiu, divertiu, me fez feliz e me fez sentir as preocupações e o amor de uma mãe que se preze. E como uma mãe que se preze, eu só desejava que ele nunca fosse embora....
  ... mas ele se foi. Assim como nasceu sem pedir licença, também foi embora, mas dessa vez levando um bom pedaço do meu coração. Quisera Deus que ele partisse enquanto estava na minha mão. Isso fez tudo parecer ainda mais difícil, mas se tornou também incrivelmente reconfortante, quando ouvi de alguém que ele quis estar para morrer onde se sentia seguro. Para a paz dos cacos do meu coração espedaçado, aceitei essa ideia. Tem coisas em que é melhor mesmo a gente acreditar para a vida parecer mais suave.
  Hoje, pouco antes de completar 6 meses de sua partida, meu coração ainda sangra, mas bem menos. Aprendi a aceitar sua ausência, apesar de ela ter causado um buraco enorme nos meus dias. Ainda dói falar sobre ele, e por isso escrevo essa homenagem com lágrimas nos olhos. Mas precisava falar sobre meu Neném, esse que era pequeno no tamanho, mas tornou-se enorme e eterno nas minhas lembranças e no meu coração.
  Um eterno "obrigada" a você, meu Neném, que de alguma forma estará sempre presente nas minhas mais doces lembranças de uma vida de felicidade diária ao seu lado.



CONVERSATION

1 comentários:

Back
to top