Prazer, Mar!



    Olá, muito prazer. Permita-me que me apresente, se é que alguém, algum dia, vai me conhecer por completo, vai me entender, vai se acostumar comigo.
    Sou aquele que sempre provocou a curiosidade humana, pois, assim como o  universo, possuo meus mistérios, minha parte que é desconhecida, intocável, selvagem. Eu também costumo hipnotizar as pessoas com minha beleza, com minha mágica de levar e trazer ondas, seres, conchinhas coloridas, sentimentos, pensamentos. 
   Possuo vários tons de azul, mas isso depende de onde estou. Posso ser muito calmo, mas também posso ser bravo e revolto. E não se atrevam a mexer comigo quando estou de ressaca. Mas também, quem fica bonzinho quando está de ressaca, né? Posso ser transparente e mostrar uma parte do que tenho, mas ainda assim posso te enganar e ir te arrastando para longe. É só um dos meus truques para quem ouse me desafiar.
   Há séculos sou conhecido como aquele que leva garrafas com mensagens dentro, barcos e navios rumo ao desconhecido. De vez em quando engulo um navio ou outro, mas não me levem a mal, faz parte da minha natureza colecionar histórias de alguns daqueles que resolveram me enfrentar.
   Falando em colecionar, coleciono elogios, poesias, músicas e homenagens que fazem para mim. Sou muito fotografado, desenhado, apreciado.  Nas viradas de ano, ajudo as pessoas a fazerem pedidos oferecendo minhas ondas para serem puladas sete vezes. Coleciono pedidos, sonhos e muita fé que mentalizam à minha beirada, em silêncio, em voz alta, seja como for. Só não coleciono seu lixo, tá? E se insistir em jogá-lo em mim, te faço nadar nele algum dia, em algum lugar. O que tenho de mistérios não inclui o que vocês humanos produzem aí fora. Me respeitem!
   Já fui testemunha de luaus, casamentos, jogos, reuniões de famílias e amigos e muitas outras coisas que fazem perto de mim. Adoro apagar os castelinhos que as crianças fazem na areia, e adoro também dar caldo nos outros. Me divirto com as pessoas rolando até a areia depois de acharem que podem vencer minhas ondas. Alguns surfistas acham que me vencem, mas também levam seus caldinhos. O fato é que gosto muito de participar do que fazem perto e dentro de mim.
   Sou salgado, sou curandeiro, levo energias ruins para longe e dou a sensação de liberdade. Mas é porque sou livre, não sou de ninguém e ninguém me conhece verdadeiramente como sou. Tenho muitas coisas e seres que ninguém sabe, tenho profundidades que ninguém conhece e levo coisas que nunca mais serão vistas. Está vendo um navio ou avião enormes? Posso engoli-los. Está vendo a linha do horizonte? Ela é inalcançável. Mas prometo que te darei uma brisa que te fará sentir um pouco da minha liberdade e te dará todas as forças para recomeçar, seja lá o que for. Afinal, também sou expert nessa coisa de recomeçar: recuo para voltar com toda a força.
   Como dá para ver, tenho muito o que ensinar, mas vou continuar a preservar quem eu sou.
   Vamos fazer o seguinte? Por que não se senta na areia ou naquela pedra e fica bem perto de mim? Te prometo uma bela sinfonia de ondas quebrando na areia, uma sensação inigualável de paz, uma brisa fresca para te relaxar e um visual que jamais te farão esquecer deste momento. E essa é só mais uma das minhas especialidades: eternizar momentos.

   Muito prazer, eu sou o mar!


 Obs.: Foto tirada por mim na belíssima e inesquecível João Pessoa, na Paraíba! 

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top