Você já parou para pensar no poder de um toque? Já reparou quantas energias são passadas de uma pessoa para a outra através de um simples contato? E não se trata só de energias, mas também de afeto, de uma mensagem ao outro de que ele não está sozinho nessa caminhada e de que ele é importante na sua, de detalhes no outro que só um contato cheio de intimidade pode trazer e também de significados que nem sempre as palavras são capazes de traduzir.
Nesses dias tão agitados, cheios de tarefas e informações, pare e tente se lembrar de qual foi a última vez que você deitou sua cabeça no peito de alguém que você ama e sentiu o coração dela bater. Pergunte a si mesmo se você já sentiu a vida vindo de outra pessoa quando sente o calor de sua pele, se não tem muito tempo que você parou para segurar firme a mão de alguém para lhe dizer, sem precisar falar, que está sempre ao seu lado. Só tente perceber se os seus toques, ultimamente, não têm sido automáticos, ou se têm sido escassos por picuinhas que não valem a pena em uma vida que passa tão rápido, ou se estão sendo mais na tela de seu celular. Tente perceber se você passa horas ao lado de alguém sem realmente estar presente, ou sem realmente demonstrar a importância desses momentos em sua companhia.
A vida vai passando, os dias parecem terminar cada vez mais rápido, as fases passam e quando nos damos conta não nos lembramos de termos, em muito tempo, abraçado apertado nossos irmãos e amigos, não nos lembramos da última vez de termos deitado nossas cabeças no melhor e mais poderoso colo do mundo, que é o colo de nossos pais, ou de colocarmos a mão no rosto de alguém especial simplesmente pelo prazer de lhe tocar. Muitas vezes o toque é automático, mas são raras as ocasiões em que prestamos atenção no que algum gesto de encostar no outro signifique, de como ele é importante por estreitar laços, e de como ele toca sentimentalmente a outra pessoa envolvida.
Por tudo isso, que os toques sejam mais frequentes. Que saibamos valorizar a vida de quem amamos ao sentir o calor de sua pele, o pulsar de seu coração, ou um simples dar as mãos que pode significar tantas coisas quando paramos para prestar atenção nesse simples porém rico gesto. Que um abraço apertado cure muitas feridas e traga todo o conforto que ele pode trazer, e que nele haja um acúmulo de sentimentos que sobrevivam à distância que muitas vezes teima em ser longa. Por fim, que enxerguemos a importância do toque enquanto ainda há a proximidade com quem faz a diferença nos nossos dias.
E você, já tocou quem você ama hoje?
O texto é maravilhoso pelo seu conteúdo que nos faz constatar que realmente um toque carinhoso nas pessoas mais próximas e nas que mais amamos fará bem a quem toca e quem é tocado. Parabéns pela percepção e pela maneira como passou esta mensagem.
ResponderExcluirRoberto Moura
O que dizer sobre o poder de um toque. Este texto nos mostrou tudo aquilo que todos gostamos de sentir; o calor, o carinho dos animais ou pessoas que nos cercam. Adorei!
ResponderExcluir